Um dos pontos principais a serem considerados em relação às almofadas é a cor:
Mas, como fazer isso? A tarefa pode parecer mais complicada do que realmente é. Para combinar as cores entre si, você tem duas opções: usar tom sobre tom ou cores que se “casam” entre si. Para as mais ousadas, usar a mesma cor do sofá ou uma cor contrastante (preto x branco) também são boas opções, porém vale destacar que conferem ao ambiente um ar bem dramático e isso pode ser um pouco “cansativo”.
1. Combinando tom sobre tom
Por exemplo, um sofá roxo pode ser decorado com almofadas com estampa em tons de roxo e algumas em tons de lilás. Essa seria a técnica do tom sobre tom. É importante ressaltar, que nesse caso, dependendo das cores usadas e do restante da decoração, o ambiente pode ficar “monótono” – especialmente se o sofá for em cor neutra. Se você quiser adicionar um pouco de cor, vale adicionar um vaso com flores em cores bem vivas na mesa de centro.
2. Combinando cores complementares e análogas
A outra opção é encontrar uma cor que combine com a cor do sofá, mesmo que aparentemente ela não tenha “nada a ver” com o tom do móvel. Uma forma de descobrir essa cor é usando o círculo cromático.
Ao combinar as cores, você pode usar as seguintes combinações sugeridas:
1 cor complementar à do sofá;
1 cor análoga e 1 complementar à do sofá;
1 cor análoga e 2 complementares à do sofá.
3. Combinando almofadas em sofás de cor neutra
Se o seu sofá for em uma cor neutra, como cinza ou bege, a boa notícia é que você poderá combinar com praticamente qualquer cor e estampa de almofada. As cores vibrantes são ótimas sugestões e dão vida ao ambiente. Por exemplo, para um sofá cinza, almofadas rosa claro e rosa pink, algumas estampadas e outras lisas.
4. Como combinar estampas
Uma das principais dúvidas quanto a estampas nas almofadas é se podemos misturá-las ou se devemos usar uma só?
A mistura das estampas é bem vinda, mas elas têm que se complementar entre si. Uma estampa não pode brigar com a outra. Então, uma dica para quem não tem muita experiência é misturar estampas com as mesmas cores ou em tons similares, porém com desenhos diferentes.
5. A escolha do material e do tamanho da almofada
É importante também se atentar aos materiais escolhidos. Esqueça a ideia de que o material do sofá e da almofada deve ser o mesmo. Isso não é proibido, mas misturar materiais e texturas diferentes pode enriquecer ainda mais o ambiente, tornando-o muito mais moderno e arrojado.
Quanto ao tamanho, a especialista alerta que é importante manter uma proporção. “Um sofá com encosto baixo, por exemplo, fica desproporcional com almofadas muito grandes (exceto se elas fizerem o papel de um encosto adicional)”, afirma.
6. Almofadas Divertidas
Outra opção para dar uma “cara nova” ao seu sofá e ao ambiente é apostar em almofadas divertidas, como as que possuem estampas de bandas, objetos, personagens ou remetem à filmes e outros temas que podem trazer ao seu lar um toque de personalidade e humor.
7. Almofadas em Camas
As almofadas tambem podem ser usadas em camas, para deixar ela ainda mais aconchegante.
Lembrando que de acordo com o tamanho da sua cama não pode exagerar nem no numero de almofadas e nem no tamanho, pois senão sua cama fica acumulada.
Para um ambiente clean, combine as almofadas de cama com as mesmas regras da escolha para as de sofá e monte um ambiente lindo.
Acesse nosso site: www.encantodecoracoes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário