segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Tradição das Rabanadas

Originalmente eram sobras de pão umedecidas em vinho, calda ou leite (ou o  que se tivesse em maior abundância), passadas por ovos batidos e fritas em gordura (óleo ou azeite nos dias atuais).
As rabanadas foram trazidas pelos portugueses e definitivamente  incorporadas à  culinária brasileira, onde aparecem durante todo o ano, do café da manhã ao lanche.
Em  Portugal  o termo  rabanada é adotado  em algumas regiões  enquanto em outras é chamada de fatia-dourada ou fatia-de-parida (termo usado também  no nordeste brasileiro).
Tradicionalmente fazem parte de muitas mesas da ceia de Natal. São servidas polvilhadas com açúcar e canela,   regadas com calda de açúcar ou mel.
Como a criatividade culinária não tem limites, nos dias atuais utiliza-se na  preparação o  pão de forma, leite condensado, leite de coco, etc.


Rabanada não é coisa só do Natal. Você pode fazer esse doce ao longo de todo ano. Acompanha muito bem um cafezinho.


Rabanadas de forno
Rabanadas são feitas geralmente no Natal, mas aqui a gente costuma fazer rabanadas o ano inteiro. É bastante calórica, afinal, é basicamente pão + ovos + leite condensado... tudo isso frito e ainda polvilhando com açúcar. Para tonar a receita mais light, podemos abrir mão da fritura e fazer a receita no forno. Veja abaixo.

Ingredientes
3 pães (tipo "francês")
2 ovos
1 lata de leite condensado
300 ml de leite
Açúcar misturado com canela à gosto
Modo de fazer
Corte os pães em rodelas, com cerca de 1,5cm, ou da largura de um dedo. 
Em uma tigela misture o leite condensado e o leite. Vá adicionando leite até ficar uma mistura líquida, mas um pouco mais grosso que o leite em si...
Em outra tigela bata os ovos
Mergulhe as fatias de pãos primeiro na tigela de leite condensado + leite; e logo em seguida mergulhe-as no ovo. Se você fizer o processo inverso, a rabanada irá ficar com gosto de ovo e não de leite condensado.
Arrume as fatias de pão molhadas em uma assadeira untada com bastante manteiga . Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela misturados a gosto. Agora é só servir!
Esta receita rende cerca de 15 rabanadas.
 Você pode optar por fritar as rabanadas caso queira algo mais rápido. Porém, se assadas no forno, ficarão menos gordurosas.


Ingredientes
Pão. Nutella. Açúcar e canela. Tudo isso junto e frito, tem como não ficar bom? Essa rabanada revisitada (heheh) foi inspirada num post do Buzzfeed, é muito fácil de fazer e faz sucesso por onde passa. 
Fatias de PÃO PULLMANN quadrado e sem casca
NUTELLA
3 ovos
500ml de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha
4 colheres de sopa de açucar
Para polvilhar
Açucar
Canela

Modo de Preparo

Use o rolo de massa para achatar as fatias de pão, depois espalhe Nutella por cada fatia (menos nas bordas, porque pode vazar) e enrole.
Numa tigela, adicione o leite, o açúcar e o extrato de baunilha.
Em outra tigela, bata os três ovos até que se misturem.
Passe os rolinhos de pão no leite e depois na mistura dos ovos. Em seguida, frite em óleo bem quente.
Depois que estiverem fritos, passe os rolinhos na mistura de açúcar e canela. Divirta-se!

PREPARO: 20 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 10 minutos


Use lindos pratos que irão fazer toda diferença em sua mesa na hora de servir sua Rabanada.
Acesse nosso site e confira todos estes modelos.



Use sua criatividade pra decorar seu prato usando,canelas em pau,anis,frutas secas...

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário